Brasil na Elite Mundial de Matemática

mathO Brasil acaba de entrar para a elite da Matemática mundial, junto com Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. A decisão é do IMU que congrega as sociedades matemáticas do mundo – 76 nações estão lá. As Olimpíadas de Matemática popularizam a Matemática no Brasil. Mas a decisão veio pela quantidade e qualidade de programas de pós-graduação no país, total de publicações científicas em periódicos relevantes e os nomes de destaque. O país entra por categorias de excelência. Iniciamos em 1954 no Grupo I e fomos subindo até chegar agora ao Grupo 5, pelo brilho na pesquisa matemática.

matematicos

Alguns matemáticos famosos no mundo.

O trabalho de Artur é pensar borboletas. No seu vocabulário, elas são chamadas de objetos – infinitos, complexos, caóticos, únicos, imensos, previsíveis, prováveis, elegantes, belos, monstruosos. Esses adjetivos, todos eles, integram o léxico dos matemáticos, alguns com uso preciso e técnico, outros como recurso para descrever atividades do espírito. Os objetos só existem como coisa mental. Ninguém sabe onde habitam. Os matemáticos ainda não chegaram à conclusão se o que fazem é inventar ou descobrir os seus objetos. “Onde está tanta ordem?”, é a maneira como Artur formula a questão, que de resto não lhe interessa responder por não ser um problema matemático.” Trecho de texto João Paulo Caldeira sobre Artur Avila. Jornal GGN.

Em agosto de 2018, acontece o Congresso Mundial de Matemática – 1º do Hemisfério Sul e 1º do Brasil. Será no Rio de Janeiro e já está aberto o site do Congresso para inscrição dos trabalhos e para quem vai participar. Será no Rio de Janeiro, no RioCentro.

Fiz este post pensando em Ricardo de Souza. Ele é desta geração de jovens matemáticos que, como professor ou pesquisador, faz da matemática a porta de entrada em um universo amplo, em dinâmica permanente. É um dos melhores professores de matemática que conheci e com quem trabalhei. Sua família tem vários educadores.

Quando Ricardo dá aula, ou cria um exercício visual para os alunos entenderem a essência da Matemática, ou analisa um filme para seus colegas visando os conteúdos educacionais, há muita cor em suas imagens, há variadas nuances em seus conceitos, há muita vida em tudo que faz quando assunto é sua Matemática. Ele entra na sua alma e no seu coração e, você, desavisado, nem vê, e se encanta todo. Um professor da Alma.

O Brasil tem muito do que se orgulhar.  A começar por este posicionamento na Matemática mundial e por seus cidadãos de ouro puro.

 

One Response

  1. Realmente o Ricardo é fantástico. O conheci esse ano e é um prazer trabalhar ao lado dele. Aprendo todos os dias!

Leave a comment